Inadimplência escolar: o que a sua gestão financeira precisa saber

Entender os motivos por trás da inadimplência escolar é fundamental para a gestão financeira tomar medidas preventivas para reduzir esses índices.

Alinhar a gestão pedagógica à gestão financeira em uma instituições de ensino é uma questão desafiadora, porém benéfica no geral. A saúde financeira de uma instituição de ensino privada no Brasil é importante para controlar e reduzir os índices de inadimplência.

O que é, afinal, a inadimplência escolar?

Sempre que uma pessoa ou empresa deixa de cumprir suas obrigações fiscais dentro de um prazo previsto, já configura como inadimplência. No ambiente de ensino, configura como inadimplência a ausência de pagamento de mensalidades e afins, independente se é direto com a instituição de ensino, ou com o banco que realiza as cobranças.

Esses índices estão presentes no dia a dia das instituições de ensino privadas e é um desafio constante para a gestão financeira.

Dados da inadimplência escolar no Brasil

De acordo com uma pesquisa realizada entre 2019 e 2023, as taxas de inadimplência nas instituições de ensino privadas subiram para 22%.

Com o evento mundial da pandemia, em 2020, e como a maioria das escolas não tinham uma gestão financeira automatizada e dependiam de burocracias para receber pagamentos e matrículas, o índice de inadimplência teve um aumento significativo para os dois próximos anos.

Esses índices aumentaram em todos os segmentos educacionais, principalmente no Ensino Superior. Por conta das instituições de ensino terem valores muitos altos em graduações e pós-graduações, automaticamente seriam maiores as pendências por ausência dos pagamentos das mensalidades.

A pandemia ensinou muito às instituições de ensino sobre a importância de ter uma gestão financeira automatizada. Também mostrou como a tecnologia é uma forte aliada para manter a saúde financeira escolar.

Como a gestão financeira pode combater a inadimplência escolar?

Entender e otimizar os processos financeiros, em um contexto geral, é a fórmula para reduzir essas taxas de inadimplência. Esses processos precisam ser benéficos não apenas para as instituições de ensino, mas para os estudantes e suas famílias, visando sempre melhorar a relação entre todos.

Oferecer meios de pagamentos digitais e que facilitem não apenas o recebimento, mas para que os estudantes e familiares não fiquem inadimplentes no geral. Quanto mais opções a instituição oferecer para que o pagamento seja realizado, maiores serão as chances dos pagamentos acontecerem dentro dos prazos previstos.

Investir em uma cobrança automatizada feita por uma plataforma segura de gestão financeira escolar, é a melhor forma de garantir que esses pagamentos aconteçam com maior frequência. Além do mais, uma plataforma financeira, você pode oferecer muito mais meios de pagamentos, e ainda ter a opção de combinar esses meios para que o pagamento ocorra da melhor forma possível para os estudantes.

A edunext aceita pagamentos e combinações de diversos meios, desde pix, boleto automático, pagamento recorrente em débito ou crédito, com a possibilidade de usar todas as bandeiras e mais de um cartão.

Como ter as mensalidades garantidas?

Uma instituição de ensino é uma empresa como qualquer outra. Para tanto, precisa de uma gestão financeira organizada e eficiente, além de um planejamento financeiro que esteja preparado para imprevistos.

Em determinadas situações, muitos desses imprevistos são a inadimplência escolar, gerando instabilidade no fluxo de caixa. Portanto, entender o fluxo de cobranças e a importância de um dashboard atualizado com os dados financeiros, é fundamental para o sucesso financeiro das instituições.

Por isso, entender e prever o comportamento financeiro dos estudantes, é uma das medidas que irão reduzir a inadimplência. Se os seus dados educacionais estão alinhados em relatórios diários, é possível que a gestão financeira tome atitudes estratégicas para prevenir a inadimplência entre os alunos.

Além do mais, contar com uma plataforma financeira que realize cobranças automáticas e previstas, otimiza o tempo de pagamento, sem precisar que o seu time financeiro precise realizar cobranças recorrentes.

Por fim, aplicar uma gestão financeira automatizada na instituição de ensino, configura uma excelente experiência tanto para os alunos, quanto para a escola. A edunext é uma plataforma que realiza a gestão financeira de escolas e instituições de ensino, totalmente automatizada e digital, trazendo mais segurança e redução comprovada de inadimplência.

Conte com a edunext para otimizar os processos financeiros da sua instituição de ensino e reduzir a inadimplência escolar. Entre em contato conosco e agende uma demonstração detalhada de como a plataforma edunext pode otimizar os seus processos financeiros.

POSTS RELACIONADOS

5 dicas para otimizar o orçamento escolar

Otimizar um orçamento escolar de maneira eficiente é essencial para que uma instituição de ensino se destaque no mercado. Muitas instituições de ensino enfrentam...

Quero ver

Gestão de processos educacionais: desafios e estratégias

Entenda como os principais processos educacionais podem ser otimizados e oferecer uma gestão mais eficaz para o sucesso de uma instituição de ensino A gestão...

Quero ver

Como a Inteligência Artificial está impactando o futuro da educação

A Inteligência Artificial na educação está redefinindo o cenário e desafiando conceitos tradicionais, tanto para alunos, quanto para educadores É impossível falar hoje de qualquer...

Quero ver