O sucesso da entrada do Grupo Primo no segmento dos MBAs em parceria com a edfintech edunext demonstra muito do DNA inovador que está surgindo no mercado educacional brasileiro.
Sim, a parceria com o maior grupo de educação digital do país, o Grupo Primo, mostra porque a edunext nasceu com o propósito de transformar o setor educacional brasileiro através da inovação tecnológica financeira. Esta inovação está relacionada, principalmente, ao dinamismo necessário para atender a clientes cada vez mais exigentes em relação à agilidade nas transações online e à experiência positiva que faz o usuário realizar uma matrícula em poucos cliques. Operações como gerenciar matrículas, que até pouco tempo atrás eram extremamente burocráticas, agora podem ser automatizadas em um processo seguro e rápido.
A edunext conhece as “dores” do mercado, pois uniu a experiência de vários anos de gestores financeiros educacionais e pioneiros em tecnologias de plataformas financeiras, que promoveram uma disrupção na forma de impactar alunos no ensinar e aprender através da internet.
Com este conceito criaram uma plataforma robusta, capaz de realizar múltiplas operações financeiras simultaneamente, com total segurança na preservação e controle de dados. Uma edfintech com enorme potencial de crescimento no Brasil.
Em um cenário cheio de desafios, queremos te convidar a continuar esta leitura, conhecer um pouco da nossa história e saber como a edunext, em apenas 12 meses de vida, gerenciou os 4 maiores lançamentos de MBA do Brasil.
Ainda há muito mais por vir!
A ENTRADA NO SEGMENTO DE MBAs
Um dos players mais expressivos do mercado de cursos brasileiro, com foco principal em educação financeira, o Grupo Primo, vem crescendo intensamente nos quase 3 anos de vida. O grupo já atingiu a marca de 250 mil alunos em diversos tipos de cursos que vão de temas relacionados a finanças, negócios, marketing e tecnologia.
Com o projeto audacioso de lançamento de MBAs, em 2022, o Grupo Primo deu mais um passo na conquista do mercado educacional brasileiro. Para atuar no mercado de MBAs o Grupo Primo precisava de uma plataforma que operacionalizasse as matrículas, mensalidades e integrações com inúmeras plataformas LMS, CRMs e ERPs para lançamentos de grandes proporções, sem perder do foco a gestão financeira e acadêmica, embarcada com muita tecnologia. Deste modo, fez muito sentido o ingresso da edunext nesta jornada, operacionalizando todas as matrículas dos MBAs.
A TRAJETÓRIA DO SUCESSO
O MBA em Investimento e Asset Allocation
Em março de 2022, o MBA – Investimentos & Asset Allocation foi lançado para o público que tem o objetivo de trabalhar no mercado financeiro.
Quando a edunext se envolveu no projeto, já era conhecido o desafio e a expectativa de grande adesão ao curso. Além de ser idealizado pelo Grupo Primo, também estava associado diretamente ao nome de Thiago Nigro, o Primo Rico, como professor e a uma parceria direta com a XP Investimentos, incluindo a participação no lançamento do seu sócio fundador, Guilherme Benchimol.
Quem é Thiago Nigro?
O influencer digital da área de finanças, mais conhecido como “Primo Rico”, mesmo nome do canal do Youtube que lançou em 2016. De lá para cá sua trajetória somou quase 6 milhões de inscritos em seu canal, milhões de seguidores nas redes sociais, publicou um livro que foi líder de vendas em 2020 (o livro Do Mil ao Milhão Sem Cortar o Cafezinho, que foi lançado em 2018).
A necessidade de estruturar modais personalizados para gerenciar o intenso fluxo de matrículas e o pagamentos de milhares de mensalidades de alunos, com diferentes réguas de vencimentos, cobranças e descontos para cada etapa do processo, encaixou perfeitamente com as soluções oferecidas pela edunext. Além disso, a gestão facilitada de cada uma das faturas de mensalidades em cursos regulados foi eminente ao sucesso nas taxas de adimplência e churn.
O comissionamento entre os parceiros do curso foi gerenciado facilmente com splits automatizados, que promoveram mais agilidade e transparência nas operações comissionadas. Foram diversas modalidades de pagamento, incluindo pagamentos à vista com tickets médios elevados, recorrência de mensalidades através de um contas a receber ativo totalmente automatizado e atualizado em tempo real.
Alguns Números do 1º Lançamento
- 20 dias com o carrinho aberto para matrículas;
- Mais de 1.100 alunos;
- Programação automatizada para recorrência de 18 mensalidades.
O MBA em Value Investing com Luiz Barsi
Com o total sucesso nas operações gerenciadas pela edunext no lançamento do primeiro MBA do Grupo Primo, partimos para um segundo desafio e com proporções ainda maiores: gerenciar as matrículas e mensalidades do MBA em Value Investing com Luiz Barsi.
Quem é Luiz Barsi?
Filho de imigrantes espanhóis, cresceu em São Paulo, no bairro Brás. Teve uma infância simples, formou-se em economia e direito, mas é mais conhecido por ser o maior investidor individual (pessoa física) da bolsa de valores brasileira, acumulando uma fortuna de R$4 bilhões. Barsi se juntou ao projeto liderado pela sua filha Louise Barsi, fundadora da AGF (Ações Garantem Futuro) e ao Grupo Primo para um programa de formação de analistas profissionais em investimento baseado na filosofia Value Investing.
No início de agosto de 2022 foi lançada a “Aula Magna” para mais de 250 mil pessoas ao vivo, uma demonstração do conteúdo que aguardava os alunos do MBA com o Método Barsi de investir.
O curso, reconhecido pelo MEC, 100% digital, com 18 meses de duração, tem como objetivo, formar profissionais preparados para atuar no mercado financeiro e também pessoas físicas que buscam liberdade financeira através de métodos de investimentos.
No dia 08 de agosto, após a última parte da Aula Magna, as inscrições para o MBA foram abertas e, a partir daí, o trabalho da edunext efetivamente começou.
Apenas nos primeiros 6 minutos de lançamento foram realizadas mais de 200 matrículas com checkouts concluídos (cerca de 40 transações financeiras efetivadas por minuto). Enquanto o modal de matrículas edunext esteve aberto, mais de 2.000 vendas foram concluídas, com alunos assinando seus contratos de forma online no modal de matrícula e sendo automaticamente matriculados no Ambiente Virtual de Aprendizagem – D2L.
Confira abaixo o percentual de recorrência por tipo de pagamento:
O Grupo Primo desenvolveu e conectou mais de 10 variações da página de vendas, uma para cada marca do Grupo Primo e da AGF, com diversas variações na tabela de preços, vinculadas a mais de 300 links de vendas personalizados de forma amigável e simples, identificando assim a origem da venda e lançando o split de comissionamento de cada um dos parceiros e vendedores envolvidos.
Alguns Números do 2º Lançamento
- 200 matrículas com checkout concluídos nos primeiros 6 minutos de abertura do carrinho;
- Cerca de 40 transações financeiras efetivadas por minuto (no início do lançamento);
- Mais de 2.000 alunos;
- Gerenciamento de comissionamento de mais de 300 links de vendas personalizados;
- Mais de 10 variações de páginas de vendas.
NOVOS DESAFIOS COM O TERCEIRO LANÇAMENTO
Fechamos o ano de 2022 com chave de ouro! Em novembro, o Grupo Primo realizou mais um lançamento de MBA através da plataforma edunext. O público, desta vez,foi muito além do mercado financeiro e visou atingir quem tem interesse pelo empreendedorismo. Assim, nada mais correto do que trazer o reconhecido empresário e palestrante, Flávio Augusto no MBA em Vendas, Marketing e Geração de Valor.
Quem é Flávio Augusto?
Flávio Augusto é fundador da rede de escolas de idiomas Wise Up, com grande destaque como empresário e palestrante. Ganhou grande visibilidade nas redes sociais com a página “Geração de Valor”, onde conta como sua origem, em uma família de classe média na baixada fluminense, não o impediu de alcançar o sucesso através do empreendedorismo.
Com a visibilidade que o Flávio Augusto tem fora do país, sabíamos que o fluxo de vendas internacionais seria muito representativo. A expectativa se mostrou verdadeira e assim que o carrinho foi aberto para matrículas, recebemos muitas matrículas sendo realizadas com cartões de crédito emitidos em países como: Estados Unidos, Angola, Portugal, Inglaterra, Japão, França e tantos outros países. Além disso, houve também uma demanda de vendas corporativas, ou seja, empresas que quiseram fazer o pagamento total ou parcial do MBA para seus funcionários, o que é resolvido pelo Modal de Matrícula edunext com responsável financeiro pessoa jurídica.
Ao prever este tipo de demanda, a edunext se preparou para atender a necessidade específica deste lançamento com um modal de matrícula internacional mais robusto e apto a suportar o fluxo intenso de transações simultâneas. Deste modo chegamos ao percentual de aprovação de 97% das transações em cartão de crédito emitidos no exterior. Também integramos um novo checkout de venda com a opção de pessoa jurídica como responsável financeiro.
Este lançamento chegou a mais de 1.300 alunos em 14 dias de carrinho aberto. Desta vez, haviam diversas variações de produtos, com URLs personalizadas e tageadas para facilitar o rastreio das origens de vendas. Os novos desafios superados com este MBA proporcionaram grandes conquistas na eficiência da plataforma edunext com mais um sucesso em matrículas no mercado educacional brasileiro.
Qual é a Perspectiva para 2023?
Começamos 2023 com o lançamento da 2ª turma do MBA em Value Investing com Luiz Barsi. A abertura do carrinho,no dia 30 de janeiro, somou mais de 2.000 alunos matriculados.
Mais uma vez mostramos a nossa versatilidade em atender as demandas que surgem para nossos parceiros e clientes. Nesta segunda turma percebemos a necessidade da geração de faturas individualizadas nos contratos, facilitando negociações e acordos. Também implementamos a possibilidade de baixas manuais das faturas que foram pagas externamente, possibilitando a integração total de informações dentro da plataforma.
Ainda vale lembrar que funcionalidades que já tínhamos na plataforma vem sendo usadas em todos estes lançamentos, facilitando toda a gestão financeira. Como por exemplo: a personalização e automatização das réguas de cobrança com multa e juros discriminados na fatura edunext e cobrados automaticamente via Pix, Boleto ou Cartão de Crédito.
Na primeira quinzena de março, pouco antes da publicação deste artigo, ocorreu mais um lançamento do Grupo Primo com o MBA em Marketing, Publicidade e Construção de Imagem com Washington Olivetto.
Completamos 1 ano da plataforma em operação no dia 10 de Março de 2023 e temos muito a comemorar:
- Somamos mais de 20 Instituições de Ensino clientes;
- Importantes parcerias e integrações com plataformas do mercado educacional como a CRM Educacional, Setti Sistemas e LMS D2L;
- Um contrato de parceria e exclusividade de longa duração com o grupo Primo para o gerenciamento de todo ecossistema tecnológico financeiro de seus MBAs e Graduações;
- Integração com os principais ERPs e LMS do mercado educacional brasileiro;
- Mais de 30 mil transações realizadas em menos de 12 meses de vida;
- Dezenas de milhões de reais em vendas de nossos clientes;
- Times de tecnologia e operações focados e altamente especializados;
- Vida financeira saudável e em franco crescimento.
O PAPEL DA EDUNEXT PARA GERENCIAR MATRÍCULAS E RECORRÊNCIAS DE MENSALIDADES
Para garantir que todos os lançamentos tivessem estrutura para receber diversas matrículas simultâneas, o time de desenvolvimento e suporte da edunext reforçou a quantidade de servidores AWS – Servidores Escaláveis da Amazon – disponíveis para suportar um elevado número de acessos, de modo que o processo de matrícula e ações das APIs da edunext não ficassem lentos ou mesmo fora do ar por alguns instantes devido a alguma sobrecarga. Uma situação potencial em grandes lançamentos que se torna realmente desagradável para o usuário comprador que quer realizar a compra e para o vendedor (Grupo Primo), que perde vendas. Nada disso aconteceu em nenhum dos lançamentos.
Desenvolvemos os Modais de Matrícula em 4 etapas, que inclui a assinatura online de contrato pelo aluno, ideal para ser enviado pelos vendedores. E, também utilizamos o Pop-up-ONE + checkout-ONE que foram vinculados direto nas páginas de vendas, permitindo que a matrícula do MBA fosse realizada em 3 cliques, sem sair da página do cliente, com assinatura online do Contrato de Prestação de Serviços do Aluno e conversão em PIX, Boleto, Cartão de Crédito e Múltiplos Cartões, à vista ou recorrente.
Ao confirmar a matrícula e os dados de pagamento, um e-mail automático era enviado com a liberação de acesso do aluno na sala de aula virtual, com os materiais já disponíveis e as boas-vindas. Todo esse processo realizado por meio da integração, em tempo real, com sistemas como o CRM Hubspot, CRM Sales Force, o LMS D2L e plataformas ERP e emissores de Notas Fiscais. Além disso, a área do webaluno edunext foi disponibilizada para todos os inscritos acessarem o painel com suas fichas financeiras e com o contrato assinado, disponível.
Os índices financeiros foram excelentes, com menos de 1% de não aprovação de cartão de crédito na primeira compra, com mais de 60% de sucesso na recompra via cartão e 100% de sucesso de recompra via Pix e boleto.
Não esquecendo que mais de 100 alunos converteram seus pagamentos a partir de compras com cartões de crédito, emitidos em 12 países diferentes.
E ainda, acreditamos no papel fundamental de promover maiores índices de satisfação na educação brasileira, auxiliando os alunos e as instituições de ensino em promover melhores experiências de conversões para matrículas e mensalidades.
Estamos aptos a atender Instituições de Ensino Superior e Básico, assim como cursos livres que precisem da gestão de matrículas e pagamentos.
Oferecemos diversas funcionalidades, muitas delas personalizadas de acordo com a necessidade das instituições de ensino.
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