A pandemia do coronavírus impôs dificuldades aos universitários de todo o mundo. Com a transição do ensino presencial para as aulas a distância, diversos recursos que envolvem plataformas online passaram a ser necessários. Outro ponto é que, mesmo alguns alunos já estudando em determinadas faculdades, outras instituições precisam da captação de alunos para seus cursos. Apesar dos obstáculos impostos pelo coronavírus, diferentes estratégias podem ser usadas para chamar outros alunos em um futuro depois da pandemia, quando o “novo normal” surgir.
Os ambientes digitais
Atualmente, muitas tarefas, lições e objetivos são impostos por meio de diferentes usos da tecnologia. Além de empresas, isso ocorre nas universidades e faculdades. É muito importante que instituições de ensino considerem um investimento nessas plataformas que, além de serem muito usufruídas, têm altas chances de conquistar novos estudantes.
Investir em propagandas que aparecem nessas redes, por exemplo, é uma ótima estratégia. Quando uma instituição de ensino é “indicada” por redes sociais, isso pode interessar mais aos internautas e futuros clientes. Aproveitar-se de diferentes redes sociais e mecanismos fazem com que a divulgação seja muito ampla e atrativa.
A hibridização
Ao retomarem suas aulas, é provável que as instituições de ensino passem a misturar o ensino a distância com o ensino presencial. Com a volta gradual, é mais seguro que se dividam alunos de alguns cursos para terem aulas em determinados dias da semana. Tendo em vista essa mescla de presencial e EAD, é possível que o ensino seja “híbrido” em algumas faculdades. Além disso, analisando o alto uso da tecnologia durante a atual pandemia da Covid-19, é possível que, à medida em que as aulas voltarem, haja cada vez mais uma inclusão tecnológica no ensino presencial. Consequentemente, o uso de diferentes métodos relacionados à época de EAD será cada vez mais importante.
A incorporação de tecnologias
Em sites de instituições de ensino é possível encontrar diferentes mecanismos tecnológicos que facilitam a comunicação entre um cliente e a empresa. Nessas páginas, existem botões que indicam formas de contato, como os famosos call centers e indicações das redes sociais da própria empresa.
Nessas páginas de ensino, é possível encontrar, por exemplo, o Twitter, o Instagram e o Facebook da escola. A importância da ampla utilização de redes sociais vai além da captação de alunos por essas universidades, mas também deve atrair investidores, gestores, entre outros. Consequentemente, quanto maior o investimento, mais popularidade e mais interesse vestibulandos e futuro alunos terão.
Outra questão fundamental são videoaulas. Com o costume das aulas gravadas ou ao vivo vistas pelo computador, um certo investimento na produção deste conteúdo audiovisual pode ser uma estratégia muito favorável para as instituições que desejam aprimorar seus métodos de ensino.
Esperamos que este artigo tenha lhe ajudado de alguma forma, até a próxima leitura!