Gestão da Inadimplência – Práticas que reduzem o risco para Instituições de Ensino

Este artigo aborda um tema muito delicado para qualquer empresa, mas principalmente para as Instituições de Ensino: Gestão da Inadimplência – Práticas que reduzem o risco para Instituições de Ensino.

Qualquer imprevisto com o faturamento pode causar muitos transtornos e se transformar em um dos principais desafios na hora de fazer a gestão financeira, portanto, é muito importante ficar atento a algumas práticas que irão reduzir os riscos para a sua IE.

Prossiga com a leitura e descubra quais são as principais práticas a serem adotadas em sua Instituição para combater a inadimplência.

 

Observando o Mercado

É preciso estar atento aos movimentos do mercado antes mesmo de olhar o seu índice de inadimplência interno. Ao fazer isso, você consegue anteceder algumas atitudes que irão facilitar a gestão da sua IE.

O índice médio de inadimplência no Brasil em outubro de 2022 era de 13,7%.

É preciso ficar atento também ao que diz a lei que estabelece parâmetros sobre a inadimplência escolar em que o desligamento do aluno por inadimplência poderá ocorrer somente no final do ano letivo ou, no ensino superior, no final do semestre, se a instituição adotar o regime didático semestral.

Para ler o texto da Lei 9.870/99 na íntegra, acesse AQUI.

 

O que fazer para reduzir os índices de inadimplência na minha Instituição de Ensino?

A edunext é formada por um time de profissionais que têm mais de 25 anos de experiência na gestão financeira de Instituições de Ensino e muita vivência na aplicação de tecnologia para isso. Selecionamos algumas práticas que farão a diferença na gestão da inadimplência da sua Instituição.

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Prática 1: Ações Preventivas

O primeiro passo para uma Gestão de Inadimplência eficaz é treinar a sua equipe para trabalhar de forma preventiva e não apenas corretiva em relação aos atrasos.

Estabeleça indicadores estratégicos que favoreçam a visualização da situação dos pagamentos e a evolução dos atrasos. Com isso, defina gatilhos para iniciar um contato direto com o aluno e/ou responsável financeiro.

 

Prática 2: Negocie Sempre

Se já há inadimplência, é preciso negociar para reduzir os danos ao fluxo de caixa da Instituição. Portanto, deixar um canal aberto com os alunos para a negociação de dívidas é fundamental.

Estar atento aos indicadores de inadimplência para não demorar muito para abordar o aluno com soluções para a quitação.

Outro ponto importante é ter uma equipe bem treinada para isso, já com um planejamento elaborado com diversos cenários de condições que ajudem os alunos a quitar os débitos.

E, lembre-se, cada caso é um caso e por isso, cada aluno tem uma história pessoal que o levou à inadimplência. Começar a conversa tendo sensibilidade e empatia irá ajudar muito no desenrolar da negociação.

 

Prática 3: Ofereça Vantagens para Pagamentos à Vista

Mesmo que com o desconto ocorra uma pequena redução na margem de lucro, muitas vezes é mais interessante que ocorra o pagamento antecipado das mensalidades.

Ao observar a vantagem do desconto, muitos alunos preferem esta alternativa.

Práticas como descontos para quem pagar a mensalidade em dia também são interessantes e geram bons resultados na queda do índice da inadimplência.

 

Prática 4: Múltiplas Formas de Pagamento

A boa prática aqui é facilitar a vida do aluno. Não coloque impeditivos para o pagamento ser realizado, como por exemplo, o pagamento apenas em dinheiro direto na secretaria da Instituição. Isso é coisa do passado.

Todos querem soluções práticas, principalmente ao permitir certas comodidades e procedimentos mais ágeis como pagamentos de formas diversificadas, tais como, pix, boleto, cartão, etc. E isso é válido tanto para inscrições, matrículas ou mensalidades.

 

Prática 5: Adote uma Régua de Cobrança

A Régua de Cobrança é uma ótima ferramenta para a recuperação de recebíveis como para evitar que a inadimplência aconteça.

Com uma boa estratégia e planejamento das ações é possível configurar toda a sequência de comunicação com o aluno e/ou responsável financeiro e evitar o atraso no pagamento por esquecimento com um simples lembrete via mensagem alguns dias antes do vencimento da mensalidade.

Esta é apenas uma das situações que a Régua de Cobrança pode ajudar. Mas, para que esta e outras ações funcionem é preciso mapear os canais que serão utilizados para falar com o aluno, considerar cada etapa da cobrança e elaborar mensagens que mostre que a Instituição está atenta às finanças e está aberta à negociação.

A plataforma da edunext conta com réguas de cobrança de mensalidades automatizadas por e-mail e sms que a sua equipe pode configurar de acordo com a sua estratégia de cobrança. Tudo muito fácil e rápido para implantar.

 

É possível automatizar todo este processo?

Sim, é possível automatizar este e outros processos na gestão de matrículas e cobranças da sua Instituição de Ensino Superior ou Básico com a plataforma edunext.

São diversas vantagens que irão melhorar os seus índices de inadimplência e deixar a sua equipe financeira trabalhando sem a sobrecarga da cobrança e gestão das matrículas e mensalidades.

Confira abaixo algumas das funcionalidades que oferecemos:

  • Réguas de Cobrança de Mensalidades Automatizadas por e-mail e sms*;
  • Otimização com Funil e Conversões de Matrícula;
  • Réguas Configuráveis de Desconto nas Mensalidades;
  • Checkout Integrado Transparente – auto-serviço com APIs de Integração;
  • Réguas Configuráveis de Multa e Juros nas Mensalidades;
  • Funil de Relacionamento Financeiro Automatizado;
  • Multi-Formas de Pagamento: à vista, parcelado ou recorrente;
  • Multi-Meios de Pagamento: boleto, PIX, Cartão de Crédito, Múltiplos Cartões de Crédito e Múltiplos Meios de Pagamento;
  • Extrato Financeiro para Auto-Conciliação;
  • Relatórios e Dashboards para tomada de decisão.

E muito mais. Venha conferir nossas Soluções!

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