Transformação Digital Financeira. Chegou a vez das Instituições de Ensino

Já não é novidade que a transformação digital sofreu impactos diretos devido à pandemia. Um crescimento gigantesco foi desencadeado e diversos setores sentiram necessidade de se adaptar e se alinhar com todas as tendências que chegaram. 

Veja bem, somente no comércio eletrônico do Brasil, nosso famoso e-commerce; mais de 115 milhões de usuários ativos foram registrados em 2021, segundo o relatório do Statista. 

Um cenário que não ficou de fora dessa expansão, foram os meios de pagamentos e gestão financeira, os quais vem acompanhando com muito afinco todas as atualizações que vem surgindo no mercado. 

O que devemos esperar para os próximos anos, acerca dos meios de pagamentos?

Cada vez mais modernas e inovadoras, as opções de pagamento certamente passarão por mais processos de agilidade, praticidade e excelência. 

Para os próximos anos, a estimativa é de uma ampla variedade de métodos de pagamentos digitais disponíveis esteja ao alcance de todos os brasileiros, bem como suas consolidações e eficiência garantida.

Tendo em vista que os consumidores atuais estão cada dia mais exigentes, fica clara a importância de oferecer experiências de compra ágeis e transformadoras.

 

Confira a seguir os meios de pagamentos que já são tendência:

PIX

Este, sem dúvidas, é um dos meios de pagamentos mais populares e utilizados entre os brasileiros. O método de pagamentos instantâneos, já registra incríveis 1,2 bilhões de transações realizadas desde a sua data de lançamento em novembro de 2020.

Hoje, o pix já ultrapassa a marca de 380 milhões de chaves ativas, segundo dados informados pelo Banco Central. Não é atoa que este método é considerado um dos “queridinhos”, devido a todos os seus benefícios e fácil aceitação.

A previsão para este ano é que o Banco Central amplie todas funções relacionadas ao Pix, incluindo o Pix Cobrança, o qual será responsável por realizar pagamentos instantâneos de contas com vencimentos em datas futuras.

Outra tendência esperada é o Pix Débito Automático, que atenderá aos pagamentos recorrentes. Ainda, podemos aguardar pelo Pix Parcelado, o qual possibilitará os parcelamentos de pagamentos via Pix.

Portanto, se você deseja se alinhar com todas essas novidades, é ideal começar a buscar por empresas de boa reputação e automação suficiente para a efetividade desses recursos, para evitar surpresas futuras.

Pagamentos recorrentes

Devido a popularização dos serviços de streaming (netflix, amazon prime e afins), os pagamentos em recorrência ganharam muito mais destaque.

O que não poderíamos imaginar, é que os pagamentos recorrentes se estenderiam também a outros setores do mercado, como é o caso de clínicas de estética e diversos clubes de assinaturas.

Adotar formas de pagamentos facilitadas como essa, é um caminho garantido de aumentar suas chances de conversão e oferecer uma melhor experiência ao seu cliente.

Pagamentos invisíveis

Certamente, você já se deparou com um pagamento via Contactless, não é mesmo?

Também conhecidos como pagamentos invisíveis, essas transações são absurdamente simplificadas e otimizadas.

Assim como todo grande sucesso, os pagamentos invisíveis não ficaram congelados somente no contactless e tiveram a sua expansão garantida. Deste modo, também podemos contar com os pagamentos autorizados por biometria facial ou digital.

Uma pesquisa recente realizada pela Visa, identificou que pelo menos 90% dos brasileiros consideram que pagamentos via tecnologia biométrica são mais acessíveis, quando comparados aos de senhas e PIN’s.

Carteiras Digitais

Se você é correntista de um banco digital, acredito que já tenha sido abordado por uma propaganda ou oferta de possuir uma carteira digital. Correto?

O grande diferencial deste tipo de pagamento é a sua segurança em armazenar dados de seus cartões de crédito e débito, e algumas empresas já oferecem a opção de armazenamento de dinheiro.

A Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC) informou que, atualmente, cerca de 60% dos brasileiros já possuem uma carteira digital, e a estimativa é de que em 2022, pelo menos 47% dos pagamentos feitos em e-commerce sejam por este método inovador.

Super apps

Sem dúvidas, você faz parte dos 2 bilhões de usuários que utilizam o whatsapp. Correto?

E obviamente, você já tenha notado um símbolo de cifrão em suas conversas e interações no aplicativo. Pois é, a marca que antes era destinada apenas a trocas de mensagens e ligações, agora passou a oferecer serviços de cobranças.

O WhatsApp Pay desenvolveu a sua própria carteira digital, cujo objetivo é possibilitar transações financeiras dentro do app. Dessa forma, lojistas e comerciantes podem realizar suas cobranças na própria plataforma, oferecendo mais praticidade e experiência exclusiva a seus clientes.

Sua instituição de ensino também pode se beneficiar de todas essas tendências nos meios de pagamentos

Como não há mais dúvidas da eficiência e sucesso de todos esses processos financeiros, é normal que todos os setores queiram acompanhá-los. 

Nas instituições de ensino este contexto não é diferente. Além de funcionar como um otimizador no setor financeiro, todas as tendências citadas acima possuem grande potencial de reduzir consideravelmente a inadimplência e reter alunos satisfeitos, garantindo que sua escola continue trabalhando da maneira como deve ser.

A edunext é uma plataforma fintech desenvolvida para que instituições de ensino superior e básico ofereçam uma excelente experiência digital de conversão de matrículas e mensalidades para seus alunos, de forma fácil, intuitiva e transparente.

O nosso principal objetivo é facilitar a transformação digital da área financeira de instituições de ensino, por meio de uma plataforma com excelente experiência digital para alunos e para a instituição, realizando todas as conexões e integrações necessárias com o sistemas legados das instituições: Sistemas Acadêmicos, ERPs, LMS e CRM.

Através da edunext, as instituições de ensino oferecerão aos seus alunos soluções de conversões financeiras online através de boleto bancário, pix e cartão de crédito, nas modalidades à vista, parcelado e recorrente.

Portanto, se você deseja entender melhor como é simples e prático expandir as formas de pagamento da sua escola ou faculdade, baixe a apresentação completa AQUI.

POSTS RELACIONADOS

edunext, em parceria com a ACATE, participou do 13º Pitch Night no inovabra

O evento teve como foco principal as fintechs e as inovações que estão acontecendo no setor financeiro A 13ª edição do Pitch Night, promovido pelo...

Quero ver

Por que adotar o Pix como meio de pagamento nas instituições de ensino?

O Pix é o meio de pagamento mais utilizado em todo o território nacional,  trazendo mais agilidade e segurança nas transações financeiras para as...

Quero ver

Como a tecnologia transforma a gestão financeira nas instituições de ensino

Impactos positivos e estratégias para uma gestão financeira mais eficiente na educação A tecnologia tem sido uma grande aliada para as instituições de ensino na...

Quero ver