Captação de novos alunos: 5 estratégias que irão impulsionar a sua instituição de ensino

Captação de novos alunos é algo que, muitas instituições de ensino, ainda tentam encontrar estratégias que sejam eficazes. Em um cenário educacional e mercadológico extremamente competitivo, ter uma estratégia para captar e reter novos alunos é essencial no ensino privado brasileiro. Neste artigo, iremos apresentar estratégias que irão impulsionar positivamente a sua instituição de ensino.

 

Estratégias para a captação de novos alunos

Como toda empresa, uma instituição de ensino precisa de clientes (nesse caso, alunos). Anualmente, diretores, gestores e educadores no geral, enfrentam o desafio de expandir e ter as salas de aula (presenciais ou no EAD) preenchidas. Nesse contexto, investir em um marketing digital estratégico e em recursos tecnológicos é a forma mais eficiente.

 

  1. Marketing digital educacional
    Com o avanço do EAD e as tecnologias educacionais, uma instituição de ensino que não marca presença online está praticamente invisível. Mas engana-se quem pensa que basta aparecer, é preciso oferecer conteúdos relevantes que conversem diretamente com o público-alvo. Investir em conteúdos ricos e que geram autoridade, além de fortalecer o seu marketing de conteúdo, impacta positivamente em reduzir grandes investimentos de tráfego pago. Feito isso e focando atingir um público mais amplo e de forma objetiva (captar os novos alunos), investir em anúncios patrocinados é uma boa estratégia para alcançar potenciais alunos.
  2. Entenda o perfil do público-alvo
    Ainda dentro das estratégias de marketing digital, é importante entender antes de qualquer ação, é importante que a instituição entenda quais são seus diferenciais e valores que quer transmitir para seus alunos. Com este conhecimento, é hora de segmentar seu público-alvo que esteja de acordo com essas perspectivas, bem como proximidade geográfica, espaço físico, metodologias de ensino, formação da equipe pedagógica e, principalmente, os recursos tecnológicos utilizados. Uma instituição de ensino que investe em recursos tecnológicos, além de se mostrar como um atrativo para os seus investidores, também demonstra para os seus alunos o quanto está alinhada à inovação.
  3. Conecte-se usando eventos e palestras
    A pandemia mudou a forma como nos comunicamos e interagimos com pessoas e empresas, principalmente no mundo educacional. Com o crescimento do EAD, muitos eventos se tornaram online e é uma opção prática e versátil de captar novos alunos. Além disso, os eventos e palestras online, geram um convite para que seus potenciais alunos conheçam a sistemática da instituição, gerar proximidade com os educadores e aumentar a presença digital da instituição de ensino.
  4. Parcerias, colaborações e indicações
    Mesmo no meio digital, uma boa parceria ou indicação vale muito a pena. Invista em parcerias estratégicas com organizações, empresas e influenciadores que irão ampliar o seu alcance. Considere a criação de benefícios exclusivos como programas de intercâmbio, idiomas, academias e afins em que todos saiam ganhando. Desenvolver programas de estágio e treinamento em colaboração com empresas locais, além de ser uma boa oportunidade para os alunos colocarem os conhecimentos em prática, também agrega valor ao nome da instituição. E, claro: o famoso “boca a boca”. Sempre que possível, invista em programas de indicações feitas pelos seus alunos, afinal eles são os melhores porta-vozes da sua instituição de ensino e dos seus cursos.
  5. Experiência do aluno: use a tecnologia a seu favor!
    A tecnologia é uma importante aliada da educação e isso é algo que não tem como negar. Com o pós pandemia e o aumento do EAD no Brasil, a tecnologia se firmou como um importante recurso não apenas para seu uso em sala de aula ou ambientes virtuais, mas como uma decisão estratégica de otimização de tempo e recursos. O aumento de infoprodutores fez com que essa praticidade e agilidade em criar e converter as matrículas dos cursos se tornasse um recurso com muito potencial para as instituições de ensino. A edunext entendeu que as instituições de ensino precisavam de matrículas mais ágeis para os seus cursos de Graduação, Pós e MBA e automatiza todo o processo de matrícula, reduzindo burocracias e otimizando o processo financeiro. Além de oferecer uma excelente experiência digital para os seus alunos desde o ato da matrícula, a edunext também realiza automações de cobranças oferecendo diversos meios de pagamento para os seus alunos, aumentando ainda mais as conversões e reduzindo a inadimplência. Um case de sucesso recente e que comprova a eficácia da edunext na gestão financeira educacional, foi o Grupo Primo que conseguiu milhares de matrículas em um único dia. “Em menos de 24 horas esse é o maior MBA em Investimentos e Asset Allocation que a gente já fez”, segundo o próprio Thiago Nigro, CEO e fundador do grupo.

A edunext é uma fintech especializada em gestão financeira escolar. Além de garantir a segurança financeira da sua instituição de ensino seguindo a LGPD, oferecemos agilidade nas matrículas, otimizando tempo e recursos. Transforme os processos financeiros da sua escola ou instituição de ensino com a inovação financeira da edunext. Agende uma demonstração personalizada e veja como a sua instituição de ensino pode crescer ainda mais com as nossas soluções.

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