Evasão no Ensino Superior: quais os motivos e soluções?

A evasão universitária é um desafio que atinge as instituições de ensino superior em todo o território nacional, mas com as estratégias adequadas esse problema pode ser resolvido com sucesso.

Reduzir os índices de evasão universitária é um dos grandes desafios para as Instituições de Ensino Superior (IES). Além das estratégias de captação e retenção, é fundamental que a instituição trabalhe continuamente para evitar a perda de alunos. Neste artigo, iremos abordar os motivos que levam os alunos à evasão universitária, bem como o impacto dessas saídas e como evitar e reduzir os impactos na instituição de ensino.

O que é a evasão universitária?

A evasão universitária é a definição do abandono dos estudos por um aluno matriculado na instituição de ensino superior. Embora o número de alunos matriculados no Brasil tenha ultrapassado o dobro nos últimos dez anos, a evasão continua sendo uma preocupação significativa, atingindo taxas de até 57%, dependendo da modalidade de curso e ensino (presencial ou à distância).

Quando os alunos começam a abandonar seus estudos, a IES sofre impactos significativos em seu desempenho, como desperdício de recursos, ociosidade dos professores e má utilização da infraestrutura disponível.

Evasão universitária e a captação de novos alunos

A captação de novos alunos é uma estratégia vital para a sustentabilidade das IES. Além disso, trabalhar a retenção de alunos, criando programas de fidelização ao longo de sua jornada acadêmica, é fundamental. Criar estratégias eficazes de captação, como reduzir o processo burocrático e ter mais agilidade nas matrículas, bem como criar programas de incentivo e acompanhamento acadêmico, podem reduzir significativamente as taxas de evasão universitária.

Principais motivos da evasão universitária

Cada aluno é um aluno e dispõe de suas particularidades, mas no geral, existem motivos em comum que os levam a abandonar seus estudos. Vejamos os principais:

  1. Dificuldade para conciliar o trabalho com as rotinas acadêmicas: a realidade brasileira é desafiadora quando o assunto é focar em educação. Muitos alunos precisam trabalhar e estudar ao mesmo tempo, precisando recorrer à desistência dos seus estudos por precisar focar em questões econômicas de sustento próprio ou da família.
  2. Perda de interesse pelo curso: a visão inicial sobre o curso pode mudar no decorrer do mesmo, levando o aluno a mudar de curso ou até mesmo a cancelar o curso.
  3. Dificuldades financeiras: somado à dificuldade de conciliar o trabalho com os estudos, os problemas financeiros podem levar à desistência total do curso, especialmente se o aluno não consegue pagar suas mensalidades.
  4. Expectativa x Realidade: quando a IES não cumpre o que prometeu, principalmente durante a divulgação de seus cursos e da infraestrutura no geral, os alunos se sentem insatisfeitos levando à evasão universitária.
  5. Infraestrutura precária: ainda sobre o item anterior, a falta de qualidade na infraestrutura pode aumentar ainda mais a insatisfação dos estudantes, ainda mais se o valor do curso for alto.
  6. Pouca ou nenhuma tecnologia: a ausência de tecnologia, tanto na sala de aula, quanto nos processos burocráticos e financeiros, podem desmotivar os alunos, especialmente no EaD. Investir em tecnologia e agilidade de processos tem sido um ponto positivo para as instituições de ensino ficarem à frente no mercado educacional.

Impactos da evasão universitária

A evasão universitária é prejudicial tanto para a instituição quanto para os alunos e a sociedade. Para a IES, a evasão significa perda de receita e sustentabilidade. Para os alunos, representa a interrupção de um sonho e da formação educacional. Por fim, para a sociedade, implica na perda de produção de conhecimento e desenvolvimento social.

Como evitar e combater a evasão universitária

Prevenir a evasão é mais eficiente do que tentar “convencer” o aluno de permanecer. Separamos algumas ideias para a IES reter os alunos:

  1. Aprimorar a experiência do aluno: oferecer uma excelente experiência de matrícula e cobrança utilizando uma plataforma financeira que dê mais autonomia ao aluno, é fundamental para que ele se sinta tendo sua autonomia dentro da sua jornada acadêmica.
  2. Dar suporte à carreira do estudante: criar áreas de suporte à carreira e orientação, com monitoramento e acompanhamento de vagas e parcerias com as empresas
  3. Garantir a qualificação dos professores: qualificar o corpo docente e mantê-lo atualizado sobre os assuntos e tendências de suas respectivas áreas.
  4. Aprimorar a gestão financeira: oferecer flexibilidade nos meios de pagamento e agilizar os processos de cobrança com uma plataforma financeira que automatize todo o processo, além de otimizar o tempo da sua equipe, também gera uma fidelização maior dos alunos.

Agilidade nos processos financeiros evitam a evasão universitária

A gestão financeira é um dos pontos mais críticos quando o assunto é a evasão universitária. A edunext proporciona rapidez e flexibilidade nos processos financeiros da sua IES, facilitando a vida dos seus alunos e do seu time administrativo e financeiro. Com a edunext, a sua instituição de ensino superior pode gerar as matrículas no mesmo dia, automatizar as cobranças, oferecer diversos meios de pagamento e reduzir a inadimplência. Dessa forma, a sua instituição de ensino pode oferecer um atendimento e suporte mais eficiente aos seus alunos, contribuindo significativamente para a retenção dos estudante.

A evasão universitária é um desafio que afeta significativamente as instituições de ensino superior em todo o Brasil. No entanto, com as estratégias de captação, matrículas automatizadas e uma gestão financeira que conte com uma plataforma como a edunext, reduz as taxas de evasão e melhora o relacionamento com os alunos. Conte com a agilidade e inovação financeira da edunext em seus processos de matrícula e cobrança. Agende uma demonstração personalizada com os nossos especialistas e veja como mais de 60 instituições de ensino já conseguem automatizar os seus processos financeiros conosco.

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