Matrículas online para graduações: os desafios de captar novos alunos

Desafios para a captação de novas matrículas online para as graduações no mundo digital. Entenda como a plataforma edunext pode aumentar o seu número de matrículas com as suas soluções.

Muito tem se falado sobre os desafios de captar novas matrículas e as mudanças que a pandemia trouxe para o setor educacional, afetando diretamente o processo de captação de novos alunos. As instituições de ensino tiveram que realizar a transição para o mundo digital e enfrentar diversos desafios, especialmente no que diz à captação de novos alunos. Esses desafios trouxeram estatísticas interessantes e as soluções implementadas permanecem ainda hoje, mesmo no mundo pós pandemia.

Os desafios da captação online: a migração para o mundo digital

A captação de novos alunos para as graduações sempre foi uma tarefa muito complexa em qualquer período, mas durante a pandemia essa situação se intensificou ainda mais. Com a migração das instituições de ensino para o mundo digital, elas passaram a enfrentar desafios relacionados à visibilidade com a eficácia das estratégias de marketing e comunicação efetiva com seus potenciais alunos. Além disso, com a expansão em massa para o mundo digital, o número de concorrentes aumentou significativamente, visto que a oferta por cursos online se expandiu a um clique de distância.

As pesquisas apontaram que, embora o ensino a distância (EAD) aumentasse, cerca de 72% das instituições de ensino superior durante a pandemia relataram uma diminuição no número de matrículas. Entretanto, é importante destacar que, mesmo antes desse cenário, já existiam obstáculos para atrair novos alunos, como uma concorrência elevada e a falta de informações fornecidas sobre os cursos disponíveis.

Estatísticas sobre o EAD e a captação de novas matrículas online

De acordo com uma pesquisa realizada em 2020 pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) e pelo Ministério da Educação (MEC), os cursos a distância no Brasil aumentaram o número de matrículas e mudaram o perfil dos estudantes universitários, principalmente por conta da maior acessibilidade ao ensino superior. Também em 2020, segundo a mesma pesquisa realizada pelo G1, dos mais de 3,7 milhões de ingressantes no ensino superior, 53,4% optaram pela modalidade EAD. A pesquisa mostra uma tendência observada antes mesmo da pandemia e fez com que as instituições de ensino apostassem em estratégias e inovações de ensino para evitar a evasão.

Em dez anos, segundo o MEC, o EAD atingiu um índice de aumento de novos alunos em cerca de 474%, mostrando que a pandemia reforçou e segmentou a importância da presença online das instituições de ensino superior para atrair novos alunos. Antes de entrar em qualquer curso de graduação, tanto no modelo à distância, quanto presencial, cerca de 84% dos estudantes procuram e fazem pesquisas sobre quais instituições oferecem o modelo EAD, informando um interesse significativo sobre essa modalidade de ensino mesmo no pós-pandemia.

Soluções para otimizar a captação de matrículas online

Com a conscientização dos desafios que as instituições de ensino enfrentam na captação de novos alunos no ambiente digital, é importante ressaltar as soluções e estratégias que vêm sendo desenvolvidas para melhorar esse processo. As instituições de ensino entenderam, de fato, a importância de investir em estratégias de marketing e comunicação digital personalizadas, como a criação de conteúdo relevante, a realização de webinars informativos e a implementação de chatbots e plataformas que fizessem a automatização das matrículas e processos financeiros para não perder os alunos.

Entretanto, é importante lembrar que, mesmo com uma boa estratégia de marketing digital, as instituições de ensino também precisaram investir em plataformas digitais que fossem compatíveis com o número de demandas de matrículas digitais, automação da gestão financeira educacional e outros desafios para captar novos alunos para as graduações online.

Foi pensando nesse cenário que a edunext surgiu como uma importante aliada às instituições de ensino, bem como escolas de nível básico e técnico. A edunext tem se destacado desde então como uma plataforma que oferece às instituições de ensino a automação desses processos financeiros decorrentes das rotinas administrativas, bem como um processo totalmente digital das matrículas, reduzindo (e até mesmo eliminando) boa parte das etapas burocráticas.

Com isso, as instituições de ensino têm visto que as estratégias de comunicação digital trouxeram o retorno esperado com a efetivação de matrículas online digitais com o uso da plataforma edunext, ao passo que acompanham e geram relatórios totalmente atualizados em tempo real para aumentar ainda mais as estratégias de captação de novos alunos.

Perspectivas futuras para a educação digital

Como a pandemia acelerou a transformação digital e modificou o comportamento dos alunos, os cursos EAD continuam tendo um espaço maior na educação superior. As instituições de ensino que investirem, de forma eficiente no cenário digital, poderão colher benefícios ainda maiores na captação de novos alunos online.

É fundamental que as instituições de ensino invistam em tecnologias e soluções digitais para aprimorar a captação de novos alunos, bem como se destacar com processos financeiros digitais e automatizados, como os que a plataforma edunext oferece.

Por fim, podemos dizer que o processo de captação de novos alunos atualmente, enfrenta desafios específicos, como o gerenciamento financeiro e agilidade nas matrículas. No entanto, o uso de plataformas digitais financeiras especializadas no setor educacional como a edunext, é a oportunidade de otimizar as estratégias e atrair um número ainda maior de alunos.

Conte com a edunext para automatizar o gerenciamento financeiro da sua instituição de ensino e aumente ainda mais o número de matrículas da sua instituição de ensino. Com a plataforma edunext, além de você reduzir tempo e burocracias relacionadas a pagamentos e cobranças, você conta com relatórios poderosos com informações valiosas e atualizadas em tempo real, disponíveis para que você tome as melhores decisões e contribua para a transparência financeira diante de órgãos públicos. Entre em contato com o nosso time de vendas e agende uma demonstração personalizada.

POSTS RELACIONADOS

5 dicas para otimizar o orçamento escolar

Otimizar um orçamento escolar de maneira eficiente é essencial para que uma instituição de ensino se destaque no mercado. Muitas instituições de ensino enfrentam...

Quero ver

Gestão de processos educacionais: desafios e estratégias

Entenda como os principais processos educacionais podem ser otimizados e oferecer uma gestão mais eficaz para o sucesso de uma instituição de ensino A gestão...

Quero ver

Como a Inteligência Artificial está impactando o futuro da educação

A Inteligência Artificial na educação está redefinindo o cenário e desafiando conceitos tradicionais, tanto para alunos, quanto para educadores É impossível falar hoje de qualquer...

Quero ver