Meios de pagamento e eficiência: qual o melhor formato para a sua instituição de ensino?

Entenda melhor sobre cada um dos meios de pagamento e quais são os mais eficientes para a gestão financeira da sua instituição de ensino, reduzindo a inadimplência.

Apresentar múltiplos meios de pagamento é um diferencial que a sua instituição de ensino pode oferecer para os seus alunos. Dar aos estudantes e suas famílias essas opções, se torna uma oferta e um atrativo para a sua escola, gerando um poder de escolha maior. Os meios de pagamento devem beneficiar, tanto a escola, quanto os seus alunos, proporcionando uma relação de praticidade e eficiência para ambos.

Múltiplas formas de pagamentos para diversos públicos

Para proteger a saúde financeira da sua instituição ou escola, é importante deixar disponível a opção de pagamento que seja melhor para o responsável financeiro. Dessa forma, é possível reduzir as chances da não efetivação dos pagamentos, visto que ele escolheu a melhor forma que estivesse ao seu alcance.

Os benefícios de oferecer múltiplas formas de pagamento são vários, sendo os principais a atração de mais alunos, aumento das matrículas e a redução da inadimplência – um dos maiores desafios das instituições de ensino atualmente.

Com a oferta de opções na hora do pagamento, a receita da sua instituição de ensino poderá aumentar ainda mais, justamente por conseguir atrair mais públicos diferenciados que antes você não alcançava. Vamos supor que você não utilize os meios de pagamento digitais, mas começou a aderir ao Pix e pagamentos recorrentes. O seu público, que antes eram pessoas que só utilizavam meios de pagamento convencionais, vai passar a se expandir para pessoas mais modernizadas que utilizam os pagamentos digitais no dia a dia e que preferem esse tipo de facilidade.

Apesar disso, é importante que você tenha conhecimento das vantagens e desvantagens de cada um desses meios de pagamento para que a sua instituição escolha o que melhor se adapte às suas necessidades, sem perder o seu público.

Meios de pagamentos convencionais: benefícios e desafios

Ainda que existam diversas maneiras para que seus clientes quitem suas pendências escolares, há meios de pagamentos que, apesar de serem considerados ultrapassados, ainda são de uso preferencial de certos públicos e que precisam estar disponíveis para a sua escola. São eles:

  • Dinheiro em espécie: para as instituições de ensino que aceitam esse meio de pagamento físico, a maior vantagem é que o valor está disponível na hora para uso. Apesar de algumas pessoas ainda preferirem esse meio de pagamento, o maior desafio é o deslocamento até o endereço. Já o maior desafio para a instituição é onde receber e armazenar essa quantia de forma segura.
  • Boleto bancário: um dos meios mais comuns de pagamento e com a vantagem principal de ajustar os juros de acordo com o que foi estipulado na hora da contratação. O boleto oferece a flexibilidade para o pagamento em qualquer estabelecimento, ou internet banking. É importante lembrar que esse meio tem os seus custos de registros bancários para a instituição, bem como deslocar um tempo de trabalho maior da sua equipe financeira para fazer a gestão dos documentos relacionados.
  • Cartão de débito: a maior vantagem desse meio é que o pagamento cai na hora na sua conta bancária ou carteira digital. Porém, é importante considerar alguns custos de tarifas bancárias e se o aluno precisa se deslocar fisicamente para pagar. Para atender melhor o seu público, deixe a opção de pagamento online disponível, mas não se esqueça de que muitos preferem pagar pessoalmente.
  • Cartão de crédito: os mesmos desafios do item anterior se apresentam aqui. Entretanto, esse meio de pagamento disponibiliza o valor em sua conta em até 30 dias. A maior vantagem desse meio é que, geralmente o cliente aceita o valor total, gerando uma inadimplência bem menor.
  • Pagamentos recorrentes: menos inadimplência e mais benefícios

    Pagamentos recorrentes são a melhor forma de impedir a inadimplência e são o meio mais usado nas instituições de ensino de todo o país. Esse meio utiliza os cartões de crédito ou débito, por meio de um link automatizado que é enviado aos clientes.

    Através desse meio de pagamento, o responsável financeiro fica ciente do dia do pagamento da mensalidade previamente, evitando atrasos e multas porque o pagamento já está programado. Além de evitar os atrasos, a sua instituição terá a garantia de um pagamento na data estabelecida.

    Uma outra vantagem é que, por esse meio de pagamento ser tecnológico, a sua equipe não precisa se preocupar com erros comuns do dia a dia (erros de digitação ou cálculos), bem como ter que lembrar de realizar cobranças. Além disso, se você utiliza uma plataforma de gerenciamento financeiro como a edunext, com o pagamento recorrente é muito mais fácil realizar o acompanhamento e análise de dados em tempo real.

    Mais tecnologia e facilidade: pagamento via Pix

    O sistema criado pelo Banco Central a partir de novembro de 2020 e com a proposta de agilizar as transações financeiras, é uma verdadeira transformação nos processos financeiros em nosso país. Pensando pelas rotinas financeiras de uma instituição de ensino, o Pix é um divisor de águas, contribuindo para um melhor relacionamento entre a escola e o responsável financeiro por reduzir custos bancários e burocráticos, bem como a praticidade para todos.

    Como a otimização de tempo é valiosa para ambas as partes, pelo lado da instituição de ensino existe um benefício maior: diminuir a atenção da sua equipe financeira para gerar cobranças, já que o pagamento é instantâneo e totalmente automatizado, caindo direto na sua conta bancária. Além disso, a escola não precisa gastar recursos com impressões de carnês, boletos ou comprovantes de pagamento, já que tudo é digital.

    Ainda no contexto do digital, para facilitar ainda mais as rotinas de gerenciamento financeiro da instituição de ensino, investir em uma plataforma que realize todo esses processos de forma automatizada é potencializar ainda mais esses recursos e meios de pagamento citados. Aliar os meios de pagamentos digitais com a otimização de rotinas financeiras e administrativas, bem como otimizar o tempo da sua equipe financeira, é aumentar os índices de sucesso da sua instituição de ensino.

    Utilize uma plataforma que oferece flexibilidade de pagamento

    Com uma plataforma financeira que automatiza todos esses processos, você reduz toda a burocracia, bem como inadimplência, e o melhor: você realoca todo o tempo da sua equipe – que antes lidava com vários processos internos – e agora pode focar no que realmente importa: decisões estratégicas que vão impulsionar a sua instituição de ensino.

    Conte com a edunext para automatizar o gerenciamento financeiro da sua instituição de ensino e aumente ainda mais as suas estratégias de crescimento. Com a plataforma edunext, além de você reduzir tempo e burocracias relacionadas a pagamentos e cobranças, você conta com relatórios poderosos com informações valiosas e atualizadas em tempo real, disponíveis para que você tome as melhores decisões e contribua para a transparência financeira diante de órgãos públicos. Entre em contato com o nosso time de vendas e agende uma demonstração personalizada.

POSTS RELACIONADOS

5 dicas para otimizar o orçamento escolar

Otimizar um orçamento escolar de maneira eficiente é essencial para que uma instituição de ensino se destaque no mercado. Muitas instituições de ensino enfrentam...

Quero ver

Gestão de processos educacionais: desafios e estratégias

Entenda como os principais processos educacionais podem ser otimizados e oferecer uma gestão mais eficaz para o sucesso de uma instituição de ensino A gestão...

Quero ver

Como a Inteligência Artificial está impactando o futuro da educação

A Inteligência Artificial na educação está redefinindo o cenário e desafiando conceitos tradicionais, tanto para alunos, quanto para educadores É impossível falar hoje de qualquer...

Quero ver